A Manutenção do Espaço Político[1]
Apesar da linguagem dos monumentos não estabelecer mais uma referência direta com a população como no passado, a manutenção deste espaço ainda é de grande interesse para o jogo político. Durante esta pesquisa, uma significativa alteração foi identificada no pátio das hermas dentro da Praça XV. Houve, no período de implantação, uma preocupação em dispor as hermas de forma simétrica no jardim, uma estratégia simbólica de nivelar o prestígio dos homenageados. Neste ano a herma de Jerônimo Coelho foi deslocada do ponto original em direção ao limite do jardim, mais próximo ao passeio. Recebeu uma plataforma de granito estratégicamente emoldurada por duas palmeiras adultas, sua visibilidade noturna também foi favorecida por dois holofotes. Essa estratégia denota um investimento na manutenção do funcionamento do jogo político.
Praça XV, Florianópolis, 2008 Praça XV, Florianópolis, 2008
“todos os que têm o privilégio de investir no jogo (em vez de serem reduzidos a indiferença e à apatia do apolitismo), para não correrem o risco de se verem excluídos do jogo e dos ganhos que nele se adquirem, quer se trate do simples prazer de jogar, quer se trate de todas as vantagens materiais e simbólicas associadas a posse de um capital simbólico, aceitam o contrato tácito que está implicado no fato de participar do jogo, e o reconhecer deste modo como valendo a pena ser jogado, (...)” (BOURDIEU. 2007, p.172- 173).
“todos os que têm o privilégio de investir no jogo (em vez de serem reduzidos a indiferença e à apatia do apolitismo), para não correrem o risco de se verem excluídos do jogo e dos ganhos que nele se adquirem, quer se trate do simples prazer de jogar, quer se trate de todas as vantagens materiais e simbólicas associadas a posse de um capital simbólico, aceitam o contrato tácito que está implicado no fato de participar do jogo, e o reconhecer deste modo como valendo a pena ser jogado, (...)” (BOURDIEU. 2007, p.172- 173).
A herma de Jerônimo Coelho destaca-se em relação ao conjunto, conforme podemos conferir pelas fotografias realizadas em 2008, antes da alteração e já em 2009 quando o espaço está visivelmente privilegiado. Esta estratégia de criar um espaço de favorecimento à contemplação da figura do político é uma forma de luta pelo poder simbólico, “de fazer ver e fazer crer, de predizer e de prescrever, de dar a conhecer e de fazer reconhecer, que é ao mesmo tempo uma luta pelo poder sobre os poderes públicos” (BOURDIEU. 2007, p.174). Em entrevista a um engraxate que trabalha na praça, respondeu confiante de que era uma medida comum a todos os bustos, que seria só uma questão de tempo. No entanto, em uma investigação junto ao IPUF, nada constava em relação aos outros bustos. Nova pesquisa junto a FLORAN, órgão responsável pelas praças da cidade, somente constava uma solicitação de plantio de flores em torno do monumento restaurado, para antes da solenidade de entrega novamente à “sociedade”. Esse episódio denota a estratégia de manutenção do espaço político.
Instalação da obra Saneamento Básico, 2009.
Instalação da obra Saneamento Básico, 2009.
“Saneamento básico”[2], foi uma intervenção estratégica no monumento que busca repaginar a imagem de Jerônimo Coelho. O procedimento foi muito rápido e simples, tratou-se da colocação de um adesivo, que simula uma tampa de um bueiro com a frase “conhecer a cidade é contemplar seu incessante devir”. A frase escolhida conserva uma neutralidade, mas ao mesmo tempo abre para amplas reflexões. Remete a toda e qualquer mudança a que está sujeita a cidade, inclusive a mudança estratégica do memorial em questão. A tampa de um bueiro é uma maneira limpa de tapar as imundices da cidade.
[1] ZIMERMANN, Giovana AP. Arte Pública em Florianópolis: A Praça XV Como Lugar Praticado. Dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e História da Cidade UFSC, 2009.
[2] Série “Saneamento básico” Giovana Zimermann 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário